Nem tudo é bobagem e não é somente de discurso único que vive a Internet. Nos últimos anos, a imprensa independente tem crescido na Internet do Brasil. Muitos sites e blogs de qualidade tem sido responsáveis por veicular análises polÃticas e colaborarem com a formação da opinião pública, ainda fortemente influenciada pela TV aberta, que detém ainda a maior parte da audiência e o monopólio discursivo formador de opinião.
A mÃdia alternativa, como é também conhecida, tem trazido uma importante contribuição à cidadania e o monopólio da informação, por isso, já não consegue mais ditar facilmente o comportamento da população como o fez durante décadas no paÃs.
No processo de golpe de estado iniciado em 2014, esta imprensa deu uma decisiva contribuição para o esclarecimento da opinião pública, que hoje já percebe o que acontece na polÃtica nacional e também com a mÃdia tradicional que se omite.
Um exemplo de destaque neste processo é o site Brasil 247, que tem trazido análises polÃticas apresentadas em uma linguagem clara e acessÃvel a maioria da população. Lançado em 2011, o site conta com uma equipe de colunistas especialistas em jornalismo, polÃtica e economia. Recentemente o site também lançou sua TV na internet, a TV 247.
Como este, outros sites do mesmo gênero estão se desenvolvendo no paÃs e cada vez mais democratizando a informação para a formação de uma cidadania mais consciente e reflexiva. A Internet dessa forma não é apenas um instrumento que pode "dar voz a imbecis", mas pode ser também um importante instrumento para a democracia.
A. L. Carolli - Cidadania e Reflexão